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Conheça os indicadores de desempenho na logística
14 de Janeiro, 2020
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    Graças aos indicadores de desempenho na logística, é possível analisar o desempenho das operações, assim como definir as metas que visam as melhorias e crescimento da empresa.
    Assim, com os indicadores de desempenho na logística, é possível criar planos de acção para melhorar os processos.

    1 – On-time delivery (OTD)

    Este indicador tem o objectivo de medir a quantidade de pedidos entregues no prazo estipulado. É um dos mais importantes indicadores de desempenho na logística. O seu cálculo é o seguinte:
    (Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas) x 100
    Este indicador deve ser conferido diariamente, idealmente com uma percentagem acima de 90%.

    2 – Order Cycle Time (OCT)

    Este indicador é o tempo percebido pelo cliente, desde o momento em que faz o pedido até o recebimento do produto. Para calcular:
    Data da entrega – Data do pedido
    Uma boa análise do OCT faz-se tendo em conta as variáveis que podem interferir a medição. O ideal é um prazo inferior a 24 horas, para clientes próximos.

    3 – On-time e In-full (OTIF)

    O objectivo é avaliar se o cliente recebeu o pedido dentro do prazo (on-time) e se o pedido estava correcto (in-full). Ou seja, o OTIF mede se o cliente recebeu o pedido certo, na morada certa e dentro do prazo. O seu cálculo é:
    (Entregas OTIF ÷ Total de entregas) x 100
    Para medir eficazmente, registe a data e hora em que cada pedido foi processado, entregue uma data atingível ao cliente e mantenha os pedidos actualizados.

    4 – Precisão do inventário

    A precisão do inventário mede a diferença entre o stock registado no sistema de gestão e qual o stock real da empresa. Estes erros costumam ocorrer, principalmente se o sistema de gestão não for confiável. Para calcular este indicador:
    Stock físico ÷ stock registado
    O ideal é obter uma taxa de 100% de precisão, para que a equipa possa tomar decisões correctas, usando o sistema de gestão.

    5 – Avarias no transporte

    O transporte é uma etapa muito complexa. Se os pedidos tiverem problemas, a imagem da empresa fica prejudicada. Por isso, este indicador é muito importante. O objectivo é contabilizar quantos produtos sofreram danos durante o transporte. O seu cálculo é:
    (Pedidos com avaria ÷ total de pedidos) x 100


    6 – Rotatividade (turnover) da equipa

    A rotatividade, ou turnover, vai indicar os problemas na gestão da equipa, incluindo a valorização dos trabalhadores, condições de trabalho, motivação, liderança, etc. Portanto, se a rotatividade for alta, o rendimento da empresa vai ser fraco e afectará os outros resultados. Para calcular a rotatividade:
    Número de funcionários que saem da empresa ÷ média do total de funcionários no período
    A rotatividade deve ser medida durante um período específico, como um semestre ou um ano. Quanto mais baixo for o resultado, melhor.
    Escrito por For Demand
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    Tags: indicadores de desempenho, logística
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