Blog For Demand
Quais so os tipos de manuteno industrial e os seus objectivos
13 de Maio, 2020
  • Foto:
    1 de 1
    Aumentar
    A manutenção industrial potencia os resultados da produção, criando assim um factor diferenciador para a empresa, tendo em conta que o mercado está cada vez mais competitivo. Para se ter sucesso, é preciso conhecer os tipos de manutenção industrial que existem, assim como os seus objectivos.

    Objectivos da manutenção industrial

    Assegurar a disponibilidade das máquinas

    Os resultados de produção são positivos quando as máquinas estão a funcionar correctamente. As avarias geram atrasos e custos para a empresa.

    Garantir a segurança do equipamento

    Os equipamentos devem estar em boas condições para serem utilizados. Só assim se poderá garantir a segurança e saúde dos funcionários.

    Garantir eficiência ao desempenhar as funções

    Se a manutenção da empresa só trabalha a corrigir falhas, tende a ser mais cara e ineficiente. Temos de ver que este sector deve ser estratégico, ou seja, a manutenção industrial deve garantir que os equipamentos está em condições e que as funções são executadas eficientemente.

    Tipos de manutenção industrial

    Manutenção correctiva

    Este tipo de manutenção industrial é realizado quando é detectada uma falha. Pode ser avaria ou mau funcionamento do equipamento, por exemplo. Normalmente, é uma situação que ocorre de forma inesperada e denotada pelo operador que a utiliza. Este tipo de manutenção é o menos desejado, uma vez que interrompe a produção, causando gastos mais altos para a empresa.

    Manutenção preventiva

    O seu objectivo principal é manter a eficiência dos equipamentos. Por isso, envolve intervenções periódicas, com o intuito de prevenir falhas. Esta manutenção foca-se em verificar itens específicos. Deve ser feito um cronograma no qual se define quando serão feitas as inspecções e o que deve ser analisado.

    Manutenção preditiva

    Esta manutenção tem também o objectivo de evitar a deterioração dos materiais, bem como garantir o bom desempenho dos equipamentos. Basicamente, é uma inspecção dos parâmetros e condições de funcionamento. Deste tipo de manutenção fazem parte:
    - análises de vibração;
    - verificação da lubrificação;
    - inspecção visual;
    - medição da temperatura;
    - análise de indicadores como a humidade., entre outros.

    A manutenção preventiva e a preditiva têm a função de evitar a ocorrência de manutenções correctivas.
    Escrito por For Demand
      Seja o primeiro a comentar
     
     
    Segurana
    3 + 3 =  insira o resultado
    O comentrio ser validado pela administrao do site.
    Tags: indstria, fbricas
    Tags
    Arquivo