Blog For Demand
Faça uma gestão de stock eficiente
25 de Maio, 2022
  • Foto:
    1 de 1
    Aumentar
    Uma gestão de stock eficiente é um tópico que às vezes passa ao lado dos gestores. Porém, a má gestão prejudica a situação financeira da empresa e dificulta o crescimento do negócio.
    Então, se quer evitar prejuízos e promover compras mais eficientes em sua organização, deve dominar este tema!

    O que é controlo de stock? 

    O controlo de stock é o processo em que a empresa administra os produtos para suprir a procura dos clientes e minimizar os custos. É a actividade que controla o fluxo de entrada e saída dos produtos de uma loja online, uma loja física ou uma fábrica. É a gestão da quantidade de itens disponíveis e seus respectivos valores com intuito de garantir um bom fluxo de vendas, evitando prejuízos.

    Qual é a função do controlo de stock?
    A sua principal função é evitar a acumulação ou a falta de produtos. Contudo, esse processo também tem outras finalidades, como:
    • tornar a gestão de compras mais eficiente;
    • controlar melhor os recursos financeiros da empresa;
    • optimizar o armazenamento;
    • reduzir prejuízos relacionados com a validade, danos ou roubos;
    • garantir maior satisfação do cliente.


    Por exemplo, imagine que está a fazer o controlo de stock e encontra um lote de produtos que não se vendem e o seu ciclo de vida está a chegar ao fim. É preciso encontrar uma maneira de vender esses produtos para evitar prejuízo. Pode vendê-los dentro de um kit, criar um clube de assinatura ou fazer promoções.

    Quais são as vantagens do controlo de stock?

    Redução de desperdício: a boa gestão elimina excessos e reduz o número de perdas por roubos, avarias ou validade.
    Optimização dos recursos da empresa: o stock requer investimento em aquisição, manuseio, manutenção e armazenamento. Isto significa que quanto mais produtos armazenar, maiores serão os custos operacionais. Não é preciso ter um stock elevado, basta que haja um equilíbrio para evitar excessos ou falhas.
    Satisfação dos clientes: o controlo do stock influencia directamente a experiência dos consumidores. Por exemplo, se houver falta dum produto que o cliente está à procura, vai-se deparar com o mesmo esgotado.
    Escrito por For Demand
      Seja o primeiro a comentar
     
     
    O comentário será validado pela administração do site.
    Tags: gestão de stock
    Tags
    Arquivo