Uma gestão de stock eficiente é um tópico que às vezes passa ao lado dos gestores. Porém, a má gestão prejudica a situação financeira da empresa e dificulta o crescimento do negócio.
Então, se quer evitar prejuízos e promover compras mais eficientes em sua organização, deve dominar este tema!
O que é controlo de stock?
O controlo de stock é o processo em que a empresa administra os produtos para suprir a procura dos clientes e minimizar os custos. É a actividade que controla o fluxo de entrada e saída dos produtos de uma loja online, uma loja física ou uma fábrica. É a gestão da quantidade de itens disponíveis e seus respectivos valores com intuito de garantir um bom fluxo de vendas, evitando prejuízos.
Qual é a função do controlo de stock?
A sua principal função é evitar a acumulação ou a falta de produtos. Contudo, esse processo também tem outras finalidades, como:
-
tornar a gestão de compras mais eficiente;
-
controlar melhor os recursos financeiros da empresa;
-
optimizar o armazenamento;
-
reduzir prejuízos relacionados com a validade, danos ou roubos;
-
garantir maior satisfação do cliente.
Por exemplo, imagine que está a fazer o controlo de stock e encontra um lote de produtos que não se vendem e o seu ciclo de vida está a chegar ao fim. É preciso encontrar uma maneira de vender esses produtos para evitar prejuízo. Pode vendê-los dentro de um kit, criar um clube de assinatura ou fazer promoções.
Quais são as vantagens do controlo de stock?
Redução de desperdício: a boa gestão elimina excessos e reduz o número de perdas por roubos, avarias ou validade.
Optimização dos recursos da empresa: o stock requer investimento em aquisição, manuseio, manutenção e armazenamento. Isto significa que quanto mais produtos armazenar, maiores serão os custos operacionais. Não é preciso ter um stock elevado, basta que haja um equilíbrio para evitar excessos ou falhas.
Satisfação dos clientes: o controlo do stock influencia directamente a experiência dos consumidores. Por exemplo, se houver falta dum produto que o cliente está à procura, vai-se deparar com o mesmo esgotado.