Blog For Demand
Controle e optimize a movimentao de materiais na indstria
20 de Maio, 2020
  • Foto:
    1 de 1
    Aumentar
    A movimentação de materiais baseia-se no deslocamento de mercadorias para outros espaços da empresa, sejam interiores, sejam exteriores. Esta actividade tem impacto nos sectores de armazenagem, compras e controlo.
    Vários processos logísticos dependem do bom funcionamento da movimentação de materiais. Vamos entender por que motivo esta actividade é tão importante.

    Importância da movimentação de materiais

    O stock é muito importante a nível industrial, pois é onde ficam alocados os materiais para a produção. Daqui sai a matéria-prima para a produção de novos produtos. Por isso, se houver falhas na movimentação de materiais, a produção pode parar, gerando custos para a empresa.
    Há que adoptar boas práticas para a movimentação de materiais na indústria, que trarão vários benefícios, como:
    - custos de armazenagem reduzidos, podendo-se usar os recursos financeiros que sobram para outras áreas;
    - aprimorar a gestão de fornecedores;
    - redução dos riscos de perdas por produtos deteriorados;
    - redução de perdas por paragem dos trabalhos.

    Como fazer uma boa movimentação de materiais?

    Bom planeamento

    Só com um bom planeamento as actividades dentro da empresa podem correr bem. Para isso, há que fazer um estudo prévio sobre diferentes factores, considerando a estrutura da empresa, a capacidade para realizar as diferentes operações, assim como a situação do mercado. Isto vai ajudar a evitar improvisos, uma vez que existe uma previsão que evita o risco de perder materiais.

    Processos padronizados

    Tendo em conta que os processos são sequências de acções, a sua padronização vai ajudar a que as sequências sejam repetidas da mesma maneira. Assim, o nível de qualidade será também repetido. Contudo, isto não significa que os processos devam ser inflexíveis, pelo contrário; devem ser sempre aperfeiçoados de modo a melhorar a produtividade.

    Bom uso do espaço

    O espaço disponível no armazém deve ser usado a forma mais eficaz. Por isso, existem soluções para melhor armazenar, como paletes, estantes e caixas. A optimização do espaço deve-se preocupar não só com o uso de máximo espaço possível, mas também na acessibilidade e facilidade de selecção dos artigos.







    Melhores maneiras de movimentar os materiais

    A escolha de equipamentos adequados para a movimentação de materiais dentro da fábrica é muito importante para o seu correcto transporte. Imaginemos que não existiam estes equipamentos: seria necessário os colaboradores usarem a força física para transportar os materiais. Para isso, existem porta paletes, empilhadores, porta cargas, carros de transporte, carros de picking e até mesmo roll containers.





    Escrito por For Demand
      Seja o primeiro a comentar
     
     
    Segurana
    10 + 2 =  insira o resultado
    O comentrio ser validado pela administrao do site.
    Tags: movimentao, indstria, fbrica
    Tags
    Arquivo