Esta é a altura do ano mais lucrativa para os negócios, devido aos subsídios de Natal e ao facto de as pessoas receberem os subsídios. Obviamente, é uma época marcada pelo consumismo e, portanto, as empresas devem estar preparadas. Se as empresas, principalmente as mais pequenas, não tiverem a sua logística e stock preparados para o Natal, não vão aproveitar todo o potencial desta altura do ano.
Não descure o bom atendimento
O bom atendimento deve ser prioridade o ano todo. Contudo, no Natal deve ser um pouco mais exigente, uma vez que se lida com mais pessoas, o que desgasta a equipa de atendimento ao público. Se a equipa não estiver forçada nem bem treinada, a qualidade do serviço será má. Acima de tudo, a educação e a cordialidade devem ser reforçadas.
Deixe a logística bem preparada
A logística é um dos pontos mais importantes, talvez o mas importante de todos. Pois não adianta fazer boas campanhas de marketing, quando depois não podemos oferecer o produto prometido ou entregamos o artigo danificado. Se a logística não estiver bem preparada, é muito fácil cometer erros graves.
O stock deve ser abastecido de modo a que não haja sobras nem faltas. Os itens devem estar devidamente organizados, para evitar demoras na entrega dos produtos.
Se necessário, reforce os recursos humanos
É preciso saber se vai ser preciso contratar funcionários temporários e quantos. Não só a equipa de vendedores pode ser reforçada, assim como equipa da produção, do armazém, entrega e da limpeza.
Não desvalorize a internet
Os consumidores são cada vez mais digitais, ou seja, muitas pessoas começam a comprar cada vez mais online. Principalmente agora que estamos em plena pandemia, as pessoas estão a comprar online mais do que nunca. Além disso, muitos clientes que compram nas lojas físicas tendem a ver primeiro os artigos no site, para poder escolher melhor. Por isso, prepare bem o seu site, faça com que ele seja intuitivo e fácil de usar.
|